Paróquia São José terá vigário paroquial ao lado do padre Jairo Neves

A Paróquia São José contará com mais um padre a partir de agora.  Como vigário paroquial, o padre Caio Cezar de O. Rodrigues vai ajudar o padre Jairo Neves – pároco da PSJ –  no exercício de todo ministério paroquial. Ele será ordenado nesta segunda-feira, dia 11 de junho, às 19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, juntamente com outros novos padres, e sua nomeação pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, foi definida durante reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese da Paraíba no último dia 30 de maio.

Os outros novos padres que vão ser ordenados nesta segunda-feira e cujas nomeações também foram definidas na reunião do Conselho Presbiteral são: o Pe. Adriano da Silva Soares foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Mangabeira, João Pessoa; o Pe. Edson Alves Ferreira foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sapé (PB); o Pe. Felipe Batista da Luz foi designado Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Bayeux (PB); o Pe. Francisco da Costa Freire foi designado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ingá (PB); e o Pe. Vamberg da Silva Soares foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Miguel, em Baía da Traição (PB).

Nesse encontro foram tomadas outras decisões, entre as quais a criação da mais nova Paróquia da Arquidiocese da Paraíba. Ela será dedicada à Santa Edwiges, localizada em Paratibe, em João Pessoa. A Pro-Paróquia de Santa Edwiges foi criada no dia 18 de março de 2016, e pertence à Forania Conjuntos. A data oficial da elevação para Paróquia ainda vai ser definida. Ela será a 91ª Paróquia da Arquidiocese da Paraíba.

Ainda na reunião foi aprovada a Ordenação Diaconal do Estagiário Francisco Roberto Coura de Assis – data a ser definida; ficou definida a reabertura da Escola Diaconal – será publicado um decreto que regulamenta o funcionamento e as atividades do Diácono Permanente na Arquidiocese da Paraíba; e foi informado que o Sistema Arapuan de Comunicação ofereceu a Rádio 107.7 FM à Arquidiocese – esse espaço seria para trabalhar junto com a Comunidade Consolação Misericordiosa – uma comissão vai avaliar a proposta.

Diferença entre pároco e vigário paroquial – De acordo com o Direito Canônico, conjunto de leis e regulamentos da Igreja Católica, o pároco é o “pastor da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Can. 519).

Já o Vigário Paroquial ajuda o pároco no exercício de todo o ministério paroquial. “Para o adequado cuidado pastoral da paróquia, sempre que for necessário ou oportuno, pode-se dar ao pároco um ou mais vigários paroquiais que, como cooperadores do pároco e participantes da sua solicitude prestam sua ajuda no ministério pastoral, de comum acordo e trabalho com o pároco”. (Can. 545). Vigário é, portanto, aquele que “substitui o outro”.

 

Por favor, siga e curta: