Paróquia São José adere à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

A Paróquia São José aderiu à campanha Outubro Rosa, um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro, com o objetivo principal de ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando assim as chances de tratamento e cura da doença.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na Paraíba, em 2017, até o mês de setembro, foram registrados 109 óbitos, por câncer de mama. Já em 2016, foram 241 óbitos. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para uma detecção precoce do câncer de mama.

Com o autoexame das mamas a mulher deve ficar atenta a qualquer alteração suspeita. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica. O autoexame ou autopalpação das mamas pode ser feito no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia. Por isso, as mulheres devem procurar as Unidades de Saúde da Família (USF) ou o médico de sua confiança, com o objetivo de realizarem exames de mamografia de rastreamento, para a busca da prevenção contra o câncer de mama.

Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno.

Sintomas – O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.

-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

– Alterações no bico do peito (mamilo).

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

– Saída de líquido anormal das mamas.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

 

Por favor, siga e curta: