Paróquia São José adere à campanha Novembro Azul de prevenção de doenças do homem

Assim como o mês de outubro é dedicado à saúde da população feminina, em especial o câncer de mama, o mês de novembro é voltado para a saúde dos homens, por meio da campanha Novembro Azul. A Paróquia São José aderiu também a essa campanha, que busca conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças, notadamente o câncer de próstata.

O Novembro Azul é um movimento que teve origem em 2003, na Austrália e, desde então, são realizadas diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem os homens.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, as doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, câncer de próstata, seguido do dos brônquios, dos pulmões, do estômago, do fígado, das vias biliares intra-hepáticas, da cavidade oral/traquéia, brônquio e pulmão.

De acordo com estimativas da incidência do câncer do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os principais tipos de câncer que incidem na população masculina em todo o estado e em João Pessoa em 2016 foram: próstata (1.040 casos), estômago (230), traquéia, brônquio e pulmão (180), cavidade oral (150), laringe (130), reto (120), esôfago (100) e bexiga (70).

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Para que ocorra a diminuição da mortalidade do homem, é primordial o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis, bem como o autocuidado.

 

 

Por favor, siga e curta: