Uma noite linda, maravilhosa e de confirmação da fé. Assim foi definida pela maioria dos 172 jovens e adultos a noite da Missa de Crisma, realizada pela Paróquia São José nesta sexta-feira (24), cuja celebração foi presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson, e concelebrada por Monsenhor Ivônio Cassiano, coordenador de pastoral da arquidiocese, Pe. Elvis Feliciano, pároco da paróquia São José Operário e Pe. Luiz Junior, pároco local.
Até mesmo os próprios catequistas experimentaram momentos de emoção durante a celebração. “Estamos felizes ao vermos os frutos desse serviço que dedicamos à Pastoral da Crisma com tanto amor. A alegria, o entusiasmo e perseverança dos crismandos é o nosso combustível de querer continuar a evangelizar cada vez mais”, declarou a catequista Edilayne Teixeira.
Edilayne disse que foram oito meses de formação e preparação – de 4 de março a 18 de novembro – dos 172 jovens e adultos, todos os finais de semana. E ressaltou que ver todos em busca do sacramento da confirmação manifestou-se nela um sentimento de “dever cumprido e gratidão a Deus por essa missão, por nos enviar essas pessoas para evangelizar e mostrar todo o seu amor por nós”, principalmente quando se vê tantos jovens e adultos desviando seus caminhos e se distanciando de Deus.
Para o jovem Luiz Antônio Silva Sousa, receber o sacramento da crisma é dar continuidade à sua caminhada. Ele afirmou que já era batizado e tinha feito a primeira eucaristia e agora, como diz o próprio catecismo da Crisma, confirmou o batismo e a eucaristia. “A sensação de receber esse sacramento eu digo como estou agora – uma felicidade enorme. A missa foi muito linda, foi tudo grandioso. Me sinto renovado, fortalecido na fé por tudo o que a gente aprendeu durante a caminhada”, asseverou.
Luiz Henrique Gomes Cavalcanti, outro jovem crismando, disse que buscou esse sacramento pela necessidade que tinha de imprimir na sua alma a confirmação da fé iniciada com o seu batismo, “me enraizando mais profundamente e firmemente a Cristo Nosso Senhor, revigorando na alma os dons do espírito santo e fortalecendo minha fé cristã. A sensação é de muita alegria e também de confirmação da minha fé cristã, um passo a mais para o meu amadurecimento espiritual e como pessoa”.
Já Suzana Ribeiro de Medeiros, que buscou o sacramento da Crisma na fase adulta, ressaltou que “existem determinados momentos na nossa vida que a gente precisa realmente ter a certeza de seguir um caminho e seguir em frente e isso se relaciona em todos os sentidos, nos nossos princípios, valores, convicções religiosas e eu tinha necessidade dessa busca, desse fervor do Espírito Santo e existiam ainda algumas dúvidas, questionamentos para entender algumas perguntas do dia a dia e eu saberia que eu iria encontrar através da Bíblia, através de pessoas que têm um conhecimento maior na igreja e eu sempre senti esse desejo de buscar mais conhecimento religioso e eu sempre entendi também que nunca é tarde”.
Ela disse que sempre teve o entendimento de que a Crisma era a confirmação de sua fé. “Fazer toda a etapa da Crisma, que é uma etapa longa, precisa realmente de dedicação e eu acho que tudo na vida quando a gente faz com dedicação a gente recebe um retorno muito bom e eu sentia dentro do meu coração que se eu realmente participasse, fosse ali firme na fé, perseverasse e assistisse todas as aulas, todos os encontros da Crisma eu iria realmente encontrar todas as respostas que eu buscava para as minhas perguntas. E de fato eu posso afirmar que foi o que realmente aconteceu comigo. Então na Crisma eu encontrei várias respostas que eu ainda não tinha encontrado”.
Mesmo sem saber explicar o misto de sentimentos vivenciados no momento de receber o sacramento da Crisma, Suzana Ribeiro relatou que ainda estava vivendo um momento muito abençoado, porque foi tudo muito intenso, muito bonito. “Realmente me preparei para o recebimento. Faz 30 dias mais ou menos que venho em oração, pedindo a confirmação de Deus dos dons do Espírito Santo e que Deus fosse me mostrando, me revelando, falando realmente em orações pelo recebimento do dom e ontem (sábado) pra mim foi maravilhoso, inexplicável. Deus realmente preparou tudo muito perfeito, foi tudo muito lindo e foi uma mistura de sentimentos, algo muito intenso, eu senti realmente a unção do Espírito Santo em mim e a todo momento ali naquela fila, eu me derramando em lágrimas, era algo muito forte dentro de mim… Foi tudo muito perfeito, eu posso dizer assim hoje que tenho a confirmação da minha fé”, declarou.
E continuou narrando, emocionada: “Foi tudo muito bonito da forma de que cada um crismando tinha seu olhar direcionado, mas o que posso dizer é que é inexplicável você sentir presença do Senhor, a unção do Espirito Santo no seu coração, você sente o coração bater forte dentro de você. Você sente um calor, uma vontade de chorar, mas você não sabe porque você está chorando. Você sabe que as lágrimas estão caindo de uma forma espontânea e você não tem explicação, mas você tem uma felicidade muito forte e eu finalizei a noite com um desejo imenso de ajudar o próximo, de fazer o bem, de orar pelas pessoas e de realmente ser um soldado do Senhor”.
Comentários
Uma resposta para “Mais de 170 jovens e adultos confirmam sua fé no altar da Paróquia São José”
FOI um momento muito especial para minha família .Pois as minhas dois filha sw crismaram .Ana Kelly e Jocilene