Após um ano e dois meses de formação espiritual, 118 jovens e adultos receberam o Sacramento da Crisma na Paróquia São José nesse 18 de maio, em cerimônia presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, que em sua homilia proferiu uma mensagem de coragem, perseverança e amor aos crismados.
“Não tenham vergonha de falar de Jesus Cristo, o maior amor da nossa vida, o amor que nos redime e nos salva. Ser cristão é seguir Jesus, é amá-lo, é defendê-lo, é segui-lo cada dia da nossa vida. Sejam capazes”, exortou Dom Delson.
Todo trabalho de formação espiritual contou com a participação de 19 catequistas.
Para Juarez Paiva Lucas, um dos crismados, a crisma representa o amadurecimento e fortalecimento da fé, reaproximação com Deus, um crescimento espiritual. “Uma experiência que marcou a vida de todos nós, que nos fez querer estarmos na presença dEle, falar com Ele, falar sobre Ele. E o mais importante: nos fez querer permanecermos em seu caminho”, ressaltou, comentando sobre as dificuldades enfrentadas para assistir as reuniões aos domingos.
Ele lembrou que durante todo o ano, os agora crismados receberam lições muito valiosas, e puderam conhecer o valor da verdadeira amizade, a importância da fé, da oração, da caridade, do amor a Deus e ao próximo. “Evoluímos juntos, aprendemos a agradecer pelos pequenos milagres que o Senhor opera todos os dias em nossas vidas. E hoje tomamos a decisão para qual nos preparamos durante todo esse tempo: dissemos o nosso sim a Jesus Cristo”, declarou, ao tempo que agradeceu “aos catequistas pela paciência e boa vontade, ao bispo por atender prontamente ao convite para ministrar o nosso sacramento, aos nossos pais e padrinhos pelo apoio e amor incondicional, a nossos parentes e amigos que estão aqui presenciando esse momento e a todos que de alguma forma contribuíram para que pudéssemos receber o sacramento da Crisma”.
Já o animador Eronides Ovidio de Lima Júnior, destacou a importância do sacramento da crisma para os cristãos: “O Sacramento da Crisma é um sacramento da maturidade, pois quando batizados nós somos inseridos na igreja; na primeira comunhão nós mergulhamos no mistério do amor de Cristo; no Sacramento da Crisma confirmamos por nossa consciência, dizendo que é essa fé que queremos ter e seguir para o resto de nossas vidas”.
Ele aproveitou para se despedir das funções de coordenador e catequista na Paróquia São José. E ressaltou: “É preciso uma renovação, é preciso os jovens coordenando e sendo catequistas. A todos que conheci, que fazem parte dessa paróquia, meu amor e dedicação aos animadores de todas as épocas, crismandos de todas as épocas, meu muito obrigado! Que Jesus possa derramar bênção e graça na vida de cada um. Ame sua igreja, se apaixone por Jesus e caia sempre no colo de Maria! Quanto a mim continuarei ser sempre um catequista em qualquer missão”.
Confira o vídeo da Cerimônia: