A Paróquia São José realiza neste sábado, dia 24, um mutirão de confissões, das 8h da manhã ao meio dia, na sua igreja matriz, com a participação de padre Jairo Neves e padres de outras paróquias. O mutirão que vai oferecer o Sacramento da Reconciliação aos fiéis abre a programação da Semana Santa da paróquia.
Em uma de suas catequeses, o Papa Francisco ensinou que “o Sacramento da Reconciliação é um Sacramento de cura. Quando me confesso é para me curar, para curar a minha alma, o meu coração e algo de mal que cometi”.
Ele destacou ainda a importância da confissão: “O perdão dos nossos pecados não é algo que podemos dar-nos a nós mesmos. Não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa, e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, um dom do Espírito Santo, que nos enche do lavacro de misericórdia e de graça que brota incessantemente do Coração aberto de Cristo Crucificado e Ressuscitado”.
Dez ensinamentos de Santo Agostinho sobre a Confissão:
1-“Quem confessa os próprios pecados está em harmonia com Deus. Deus acusa teus pecados; se te associas a Deus, destróis o que fizeste para que Deus salve o que ele fez”.
2-“A confissão das más obras é o começo das boas obras. Contribuis para a verdade e consegues chegar à luz”.
3-“Quem não crer que a Igreja lhe perdoa os pecados, a esse não lhe serão perdoados os pecados”.
4-“Todo homem que pensa ser impossível seus pecados lhe serem perdoados, com o seu desespero torna-se pior do que era antes”.
5-“Humildade é a honesta confissão do ser pecador”.
6-“O princípio de nossa purificação é a humilde confissão de nossos pecados”.
7-“A penitência é uma tarefa diária. O homem caminha sem cessar por este mundo cheio de poluição e torna-se praticamente impossível não se contaminar. Quando não de lama, ao menos de poeira”.
8-“Para chegar à ressurreição da graça do Senhor temos de passar primeiro pela crucifixão de nossos pecados na Confissão”.
9-“Quando começas a detestar-te pelo pecado que Deus detesta em ti, começas a amar a Deus como és”.
10-“O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria”.