Arquidiocese abre Semana Nacional da Família e comemoração nas paróquias será de 13 a 19 de agosto

De 13 a 19 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, que este ano tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”.

Na Arquidiocese da Paraíba, a Semana Nacional da Família vai ser aberta neste sábado (29) com uma Missa, às 19h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, como parte da programação da Festa das Neves. Já é tradicional abrir a Semana da Família durante as homenagens à Padroeira de João Pessoa. As atividades nas Paróquias vão ser desenvolvidas de 13 a 19 de agosto. O evento termina com a grande Caminhada da Família, no dia 19 de agosto, a partir das 15h, com concentração na Avenida Epitácio Pessoa, na altura do bairro de Tambauzinho. Todos vão caminhar até o Busto de Tamandaré.

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, faz o convite: “No mês de agosto nós comemoramos a Semana da Família. Como a Família é importante para nós! Nós estamos sempre recordando do papel, da importância da Família na formação do ser humano, na constituição da sociedade, na orientação das pessoas para o bem e para a verdade. Então vamos comemorar com duas datas muito importantes: primeiro, dentro da festa de Nossa Senhora das Neves, dia 29 de julho, às 19h30, na Novena da Família. E no dia 19 de agosto, às 15h, terá a grande Caminhada da Família pela paz, pela unidade. Participemos para que realmente vivamos como família de Deus, presente na terra, imbuídos do espírito de unidade e comunhão. Você é nosso convidado. Contamos com a sua presença. E nessa caminhada receba as bênçãos de Deus, pela intercessão da nossa mãe, Nossa Senhora das Neves”.

Finalidade

A intenção é que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. Dom João Bosco ressalta que a preparação e a celebração da Semana Nacional da Família vão além do âmbito dos grupos paroquiais que se dedicam a ela: “O Papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem dela o centro da ação evangelizadora. Então o melhor jeito de a gente se preparar é aproximando os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade”.

Hora da Família

Para animar este momento de valorização da instituição familiar, a Pastoral Familiar propõe como subsídio o livreto “Hora da Família”. Editado anualmente, o material apresenta reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Neste ano, o subsídio tem como tema “Família, uma luz para a vida em sociedade” e está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe os sete encontros da Semana Nacional da Família, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família. (Rádio Vaticano e Arquidiocese da Paraíba)

Por favor, siga e curta: