Solenidade de Corpus Christi será transmitida pelas redes sociais da Paróquia São José

A Igreja comemora nesta quinta-feira (11) o dia de Corpus Christi. Este ano, excepcionalmente, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19 e em sintonia com as orientações das autoridades sanitárias e da Arquidiocese da Paraíba, não haverá procissão, mas os fiéis poderão acompanhar pelas redes sociais a programação especial que a Paróquia São José elaborou para celebrar a data.

De acordo com a programação, haverá missa às 14h, seguida da Adoração ao Santíssimo, que se prolongará até as 19h30, quando será celebrada a missa de Corpus Christi com a Bênção do Santíssimo no final. Todas celebrações serão transmitidas nas redes sociais da Paróquia São José:

Facebook – 

facebook.com/ParoquiaSaoJosepb

Youtube:

youtube.com/ParoquiaSaoJosePB

Instagram:

@psjpb

Origem da Celebração

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o Papa Urbano IV através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A Solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Christi” –, que hoje celebramos na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade.

Por favor, siga e curta: