Jesus, uma paixão – A Paixão de Jesus Cristo sob um olhar feminino é o espetáculo que será apresentado na Paróquia São José na sexta-feira da Paixão, dia 19, a partir das 20h. São três lavadeiras, todas Marias – Da Glória, Das Graças e Das Dores -, que vão narrando a história de Jesus enquanto lavam suas roupas. E em alguns momentos elas passam a fazer parte das cenas. A adaptação, dramaturgia e pesquisa são de Celly de Freitas e a direção do ator e diretor teatral Damião Jocimario (Dam Silva).
Há 14 anos Dam Silva dirige a encenação da Paixão de Cristo e o amor pelo fazer teatral é o que tem levado ele a manter viva essa tradição. Segundo relatou, são muitas dificuldades para fazer a montagem do espetáculo, desde a falta de pessoas até apoio financeiro. “Assumi a Paixão de Cristo para não deixar essa tradição e assim continuarei até onde Deus permitir”, declarou.
Como se trata de um evento bastante esperado no bairro de José Américo, a expectativa de Dam Silva é que este ano um bom público prestigie a apresentação do espetáculo e que as pessoas façam uma reflexão do que foi a Paixão, morte e ressurreição de Jesus. “Uso o teatro para evangelizar e despertar o melhor de quem está nos assistindo”, observou.
Sensação indescritível– José Soares veio da Paróquia Mãe do Redentor, no bairro do Cristo, e chegou à Paróquia São José depois que conheceu algumas pessoas nos Encontros de Jovens com Cristo. Esta será a segunda vez que participa do espetáculo da Paixão de Cristo na Paróquia São José, só que desta vez a responsabilidade é bem maior, uma vez que vai interpretar Jesus (no ano passado, ele interpretou Moisés e Judas).
“É uma responsabilidade gigantesca, pois estarei dando vida à pessoa mais importante da nossa religião. E tentar chegar aos corações das pessoas é uma sensação indescritível. Estou super ansioso para sentir cada olhar na plateia. Estou feliz demais pelo convite de Damião, pois eu jamais pensei em ser Jesus por não me achar tão capaz”, comentou emocionado José Soares.
Desafio – Tuira Barbosa também não é do bairro José Américo. Ela veio da Paróquia Jesus Ressuscitado, nos Bancários, e se sentiu bem acolhida na Paróquia São José. Ela lembra que chegou por meio da Cantata de Natal, na qual se inscreveu e depois passou a coordenar, e fez grandes amizades. Assim é que este será o terceiro ano que vai participar do espetáculo da Paixão de Cristo. Das vezes anteriores interpretou o papel do Diabo e Madalena. Agora vai desempenhar o papel de Maria, o qual considera maravilhoso e desafiador.
“Eu sou extremamente apaixonada por Maria, tenho uma ligação muito grande com Ela, e poder viver a Paixão sendo esse personagem é maravilhoso e desafiador. Desafiador no sentido de não ser apenas um personagem e de exigir muito mais de mim como atriz. Estamos falando da mulher que através dela tudo começou, da mãe do filho de Deus e por ser uma peça que tem o intuito de evangelizar pessoas, vai ter sempre um peso a mais. Viver Maria vai ser sempre uma grande responsabilidade, mas estou muito feliz e honrada”, ressaltou, acrescentando que espera que este ano o espetáculo possa sensibilizar ainda mais pessoas para a história de Cristo.