A Paróquia São José celebrou no domingo, dia 19, a Primeira Eucaristia de cem crianças, que, assim, deram o primeiro passo ao encontro do Cristo Eucarístico. A celebração foi presidida pelo padre Luiz Junior, para quem a eucaristia é o alimento da vida eterna. Pais e familiares viveram esse momento de fé com muita emoção e alegria.
Para chegar a este momento, as crianças passaram por um período de um ano de formação e preparação para receber Jesus na Sagrada Comunhão. A coordenadora da Catequese, Graça Justino, logo após a celebração, comentou sobre sua sensação de missão cumprida. “Quando a gente aceita a missão que sabe que foi Jesus que confiou a gente, essa força vem de Deus e do Espírito Santo e a gente luta, vendo a caminhada, enfrenta problemas, mas quando a gente trabalha pra Deus com alegria os problemas tornam-se pequenos. Então quando a gente chega no dia da primeira eucaristia sabe que a graça de Deus aconteceu e a gente cumpriu aquela missão que Ele deu”, ressaltou.
Mãe de Joyce Maria, uma das catequistas, Maria Rosângela Ribeiro, que é co-fundadora da comunidade católica Resgatar, disse que ao comungar teve o sentimento de um ciclo que se fecha. “Joyce Maria teve a experiência de receber Jesus já dentro do meu ventre. Em toda gestação, sempre que eu comungava, eu a apresentava”, observou, lembrando que quando a filha tinha 3 anos de idade, ela estava comungando e a menina pôs a mão na sua boca e chorava e no momento da oração perguntou a ela o que era e ela falava “Jesus, Jesus”. “Ela entendia aos 3 anos de idade que Jesus estava ali e aquilo era a confirmação da minha oração através da gestação. E hoje quando ela foi comungar eu falava assim: Jesus, agora ela não está mais no meu ventre, ela está fora do meu ventre, sob as minhas mãos, sob os meus braços como mãe, mas agora são as pernas dela que caminham em encontro a ti. Então é uma alegria maravilhosa”, declarou.
O padre Luiz Junior explicou que a Eucaristia é o centro da vida da igreja. “Nosso Senhor, sabendo que ia voltar para o Pai, nos deixou esse memorial da sua paixão. ‘Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue’, e nós como igreja cada vez que celebramos a eucaristia nós atualizamos essa presença real de Jesus nas espécies do pão e do vinho. É o alimento que nos sustenta na caminhada, é a presença mesmo de Cristo no pão e no vinho, que consagrados se tornam alimento, se torna Cristo vivo que alimenta nossa caminhada”, esclareceu.
Para ele, não se pode pensar o cristão que não busca, que não tem amor e que não reconhece a Eucaristia como alimento de vida eterna, este pão vivo descido do céu que nos dá a vida eterna. “Essas crianças e todo cristão que recebe a Primeira Eucaristia está se alimentando do próprio Cristo”, destacou, alertando que Eucaristia também é compromisso. “A gente se alimenta do Cristo para ser presença de Cristo na vida do irmão, a gente come do pão partilhado pra ser vida partilhada na vida do irmão. Então que Nosso Senhor conceda a estes que receberam a Eucaristia esta graça de perseverarem na fé e reconhecer Jesus como sendo este alimento necessário a nossa caminhada”, complementou.
Veja todas as fotos do casamento em nossa pagina no Facebook
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1270086116428782.1073741919.153950128042392&type=1&l=383ab32a38